No ano em que o Brasil comemora o bicentenário da sua independência, o Museu do Ipiranga, um dos mais importantes monumentos históricos do país, está sendo revitalizado paisagisticamente pela Funari Paisagismo. O jardim francês do museu, que data do século XIX, está sendo recuperado e revitalizado para manter sua qualidade original, devolvendo a esta parte da cidade uma importante relevância histórica, cultural e turística.
O Museu do Ipiranga é um importante patrimônio histórico do Brasil. O Museu Paulista, como também é conhecido, está situado no antigo Palácio do Ipiranga, onde ocorreu a proclamação da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.
Inaugurado em 7 de setembro de 1895, o museu é um marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Inicialmente voltado para a História Natural, o museu abriga atualmente diversas coleções de acervo, como a de arqueologia, etnologia, arte e história. É um espaço de memória e reflexão que resgata a história do Brasil, e sua missão é preservar, estudar e difundir o acervo para contribuir com o conhecimento da história do país.
O projeto de revitalização paisagística do Museu do Ipiranga visa resgatar a qualidade original do ambiente, mantendo o espírito das mudanças que ocorreram ao longo dos últimos 200 anos. Com um conceito de paisagismo europeu (1500-1600), o espaço contará com uma área gramada de 6.000m² e todas as topiarias serão reconstruídas seguindo técnicas e critérios de precisão.
O Jardim francês do Museu do Ipiranga é um jardim neoclássico que segue o modelo de paisagismo criado no renascentismo italiano. Esse estilo arquitetônico e paisagístico se popularizou na França no século XVI e influenciou muitos outros projetos no país vizinho. O jardim é caracterizado por sua simetria, seus canteiros, suas obras de arte e suas formas geométricas.