Skip to content Skip to footer

Museu do Amanhã

Com 200m² de área construída e localizado na Baía do Guanabara, o Museu do Amanhã era um píer da Marinha do Brasil, doado para a execução desse projeto.

O Museu do Amanhã foi construído por um consórcio OAS Odebrecht – Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de criar um museu de marinha. O museu é dividido em cinco núcleos temáticos: Origens, Natureza, Ciência, Sociedade e Futuro, e apresenta uma coleção de barcos e artefatos náuticos, bem como uma exposição sobre a história da marinha e da navegação.

O centro do terreno é ocupado pelo próprio museu, enquanto nas suas laterais existem áreas destinadas à convivência e ao paisagismo. O projeto é assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que se inspirou nas formas orgânicas da natureza para criar um espaço acolhedor e harmonioso.

O projeto de paisagismo, supervisionado pelo escritório do Burle Marx no Brasil, era arrojado e complexo. A obra apresentava um alto grau de dificuldade devido às interferências da salinidade do mar. Para evitar esses problemas, foi feito um tratamento do solo e uma impermeabilização pela construtora.

  blank

blank

blank

blank

blank